terça-feira, 5 de junho de 2012

Referenciais para Crianças ( e Adultos)



Semana passada uma foto, já antiga, do Obama rodou o mundo: o garotinho  Jacob Philadelphia pediu para tocar no cabelo do Obama, pois ele queria saber se o cabelo dele era igual ao seu. Além de todo o simbolismo de ser o presidente dos EUA se curvando para atender o pedido de uma criança, a foto me fez pensar como AINDA nos faltam referenciais para cabelos cacheados e crespos REAIS.
(Foto: The New York Times/Pete Souza/Casa Branca), disponível no G1


 Como é difícil crescer e amar a si mesmo sem ter referenciais.  Eu sou da geração em que a maioria das meninas queria ser paquita.  Mas eu gostava mesmo  da  Daniela Mercury, e hoje me pergunto se não era por ela ser  única artista com a qual eu me sentia parecida. Também queria ser morena do Tchan.


Nas novelas não encontramos pessoas com cabelos crespos e cacheados naturais. Quando há, são feitos com baby-liss, por vezes infantilizados. Raramente o cabelo é de um tipo que a gente veja alguém parecido na rua atravessando o sinal, no shopping, na escola.

O que quero dizer é que eu tinha referenciais para o meu tipo físico que eu considerava exitosos( aos 8 anos, obviamente eu não quero mais ser a morena do Tchan).  Imagina a felicidade desse menininho ao ter descoberto que o cabelo do Presidente é igual ao dele?

Então como podemos falar de cabelos de crianças sem tocar na falta de referenciais que elas têm? Raramente vemos nas novelas um advogado, uma empresária de sucesso, uma socialite, uma chef de cozinha, uma cantora que tenha cabelos crespos ou cacheados REAIS. Pois a mídia se acha no direito de definir quais são os cabelos cacheados aceitáveis ou não. os personagens apresentados na novela com cabelos crespos e cacheados naturais são papeis secundários ou submissos. Visitem o site dos personagens da novela Avenida Brasil. São apresentados 40 personagens, apenas 3 personagens : Silas (Ailton Graça), o malandro carioca; Valentim ( André Luiz Miranda), garçom num boteco e Zezé ( Cacau Potássio), uma empregada doméstica. Fora isso, é todo mundo branco. No núcleo do lixão, todo mundo é branco. No núcleo do clube de futebol, também, só o Leandro, personagem de Tiago Martins, tem o cabelo cacheado. 





Fonte: Site da Avenida Brasil




E antes da novela, no Jornal Nacional,  eles vêem os traficantes, em sua maioria ABSOLUTA são mulatos e negros, presos pela polícia, com os cabelos desgrenhados. E ainda tem gente que diz que o Brasil não é racista, e etc.Mas esse é assunto para outro post. (Eu não quero dizer que é humilhante fazer o papel de empregada, mas é humilhante que os negros SÓ possam fazer papeis de empregados.)

Por isso, com freqüência semanal(espero), quero colocar alguém que sirva de referencial e que tenha cabelos reais. Começo com a Luana Melo, a Yuyu. Ela estudou no Colégio Militar, era uma série abaixo da minha e entrou na UnB no meio do terceiro ano. Luana é Terceira-secretária no Ministério das Relações Exteriores, vulgo: Diplomata! E é o nosso orgulho!!!!

Yuyu pequenininha
Yuyu grande!



Um comentário:

  1. Olá, Penélope!
    Gostei do seu blog e com relação à esse post, é verdade. Não há por parte dos "grandes" (aqueles que dominam o Brasil) o interesse em tratar igualmente negros e brancos. Observe-se quando o Joaquim Barbosa assumiu a presidência do STF. Todos os veículos de comunicação o trataram como o primeiro ministro negro. Errado. Ele é um ministro como qualquer outro. Todo branco, amarelo, negro, cor de rosa, roxo, azul pode ser ministro, médico, rico. Só trabalhar pra chegar lá.
    Com relação aos bandidos, já fui assaltada duas vezes e todos tinham o mesmo biotipo: morenos, magros, cabelos desgrenhados, jeito de andar largado. Quando vejo homens assim na rua já me dá uma tremedeira nas pernas e fico morrendo de medo. Não tenho preconceito de cor de espécie alguma, mas não consigo trabalhar as minhas reações quando vejo pessoas com essas características.

    ResponderExcluir