sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cabelo de Criança


Muitas mães me escreveram falando que os filhos sofrem muito com o cabelo cacheado ou crespo, porque o cabelo fica muito embaraçado ou com muito volume e, na hora de pentear, dói muito. Outras estão querendo saber que tipo de alisante usar. Vamos por partes.

Primeiro, SÃO CRIANÇAS!!! Claro que o cabelo vai embaraçar, elas passam o dia inteiro pulando e correndo.  Até meus 9 anos, eu jogava queimada e pulava corda com as meninas da minha rua todos os dias, é obvio que o meu cabelo embaraçava.

Para resolver isso, só CARINHO E PACIÊNCIA na hora de pentear.  Lave o cabelo com shampoo e condicionador próprio para crianças. Com os cabelos ainda molhados passe creme de pentear e vá desembaraçando aos pouquinhos, começando pelas pontas e subindo até a raiz. Não enfie o pente na raiz e tente descer direto até as pontas com o cabelo embaraçado, os cabelos das crianças são muito mais finos em relação aos nossos e se quebram com mais facilidade.

Pentear um filho ou filha deve um momento especial, prazeroso. Sua atitude em relação a esse momento pode fazer com que seu filho ame ou odeie o próprio cabelo, ou que penteie o cabelo errado a vida toda. Nós, adultas, reclamamos do “frizz” , “fiozinhos que levantam”, mas não paramos para pensar em como quebramos o cabelo ao desembaraçá-los de forma errada durante toda a vida.

Crianças com cabelos crespos e cacheados cedo ou tarde vão ouvir gozações de outras crianças(filhas de pais babacas), eu sei disso. Minha luta é para valorizar outros tipos de belezas, outros penteados. Vejam a história da Daniele: essa menininha de 11 anos( na época) sofre na escola com as gozações de seus colegas, mas nem por isso deixa de usar seu cabelo solto. Foi escolhida para ser a mestre de cerimônia mirim da solenidade que marcou o lançamento da campanha da UNICEF “ Por uma infância sem racismo” em 2010.

Daniele na Cerimônia da UNICEF - Fonte: COJIRA/AL

Quem já não viu crianças com os cabelos presos tão forte que chega a deixar os olhos puxados? Que crueldade! Mas para os que acham que está certo, deixo aqui o endereço do blog PediaTRIO, no qual a Dra Ivani já   respondeu a uma pergunta parecida:

10- Prender os cabelos faz mal?

Sim. Prender os cabelos de crianças pequenas frequentemente, em rabos de cavalo muito apertados, acaba quebrando os fios, que são mais finos e quebram com maior facilidade. A partir de dois anos de idade, podem-se prender os cabelos com menor risco de quebra, mas, o ideal é que as crianças tenham cabelos com estilos simples e se evite a manipulação excessiva.”

Imagino que o desespero das mães está no fato de que “pentear” está ligado à higiene pessoal, então uma criança que parece “descabelada” transmite uma imagem de descuido dos pais. Na verdade eu acho que o problema está na sociedade que considera penteado e arrumado um cabelo liso desembaraçado ou um cabelo lambido e sem volume.


 Por isso se o seu objetivo aqui no blog é encontrar formas de “domar” o cabelo de seu filho ou filha, desista. Até porque eu acho uma falta de respeito essa expressão “domar”. Já disse e repito: minha intenção com o blog é ampliar os padrões de beleza e divulgar novos métodos de pentear.  Se você tem fotos do seu filho/a com penteados diferentes, mande para nós para ser publicado aqui! monitoriaparacabelos@gmail.com

Por fim, quanto à alisamento infantil, deixo aqui a recomendação da ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

“1.4.1. Alisante Capilar em Crianças
O alisante capilar em crianças é proibido.”
Duvida? Entre Aqui.

E também uma matéria do G1, onde dermatologistas foram ouvidos sobre alisamentos:

Conselho de dermatologistas

Não adianta achar que, por ser mais suave, o alisante está livre de provocar qualquer reação alérgica nas crianças ou adolescentes. Os dermatologistas ouvidos pelo G1 desaconselham o uso de qualquer produto químico na cabeleira até as crianças atingirem a puberdade.

“O ideal mesmo é esperar uns dois anos após a primeira menstruação”, orienta o dermatologista Ademir Jr, especialista em medicina capilar. É nesse período, diz o médico, que o cabelo “amadurece” e assume a estrutura que terá ao longo da vida.

De acordo com a dermatologista Jackeline Mota, da diretoria da regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as substâncias usadas para alisar o cabelo são agressivas o suficiente para quebrar os fios, provocar alergia e até queimaduras no couro cabeludo. Também é preciso pensar a longo prazo, alerta a médica. “Quem começa a fazer alisamento vai querer fazer a vida inteira. Imagine uma menina que começa com 10, 11 anos, quando ela tiver 21, já vai estar submetendo o cabelo à agressão química há 10 anos”, pondera.

Quem, mesmo com a recomendação dos dermatologistas, pretende levar a filha para alisar o cabelo deve procurar um profissional de confiança. A aposentada Maria Aparecida, mãe da estudante Martha, chegou a comprar um alisante em perfumaria e levou para o cabeleireiro mais próximo para que ele aplicasse o produto na filha.

O cabeleireiro, conta a mãe, pediu para que ela esperasse um pouco mais para usar o produto na filha. A aposentada não sabia, mas o profissional estava seguindo a recomendação dada pelos dermatologistas.”

A matéria completa você encontra aqui

2 comentários:

  1. Oi, Penélope, adorei o post, acho que estou no caminho certo por aqui, raramente prendo o cabelo da Alice, aliás quando prendo é pq ela gosta do cabelo da Tinker Bell, gosto mesmo é de pentear com ajuda de spray da Turma da Mônica e só colocar algum enfeite, que ela tb adora. Mas ela se ela não deixa pentear, sai descabeladinha mesmo, adoro, mostra a rebeldia natural da criança.
    Vou acompanhando o blog, obrigada
    bjs

    ResponderExcluir
  2. E a Daniele é linda, e o cabelo dela é fofo demais!

    ResponderExcluir