sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dúvida: Mãe com cabelo liso, filho com cabelo crespo/cacheado



"Na minha família quase todos têm cabelos bem lisos (o meu nem segura grampo), mas minha sobrinha de 6 anos tem lindos cachinhos, e temos tido bastante trabalho para cuidar (usamos shampoo, condicionador e creme, todo dia). Na hora de pentear, por mais cuidado que a gente tenha, sempre ela reclama de dor no desembaraçar.Então pergunto: cabelo cacheado deve ser desembaraçado sempre no banho, como disse a matéria? E como fazer para secar melhor, sem o uso de secador? Tem algum produto específico para criança que você recomenda?"  Ana Silva, Belo Horizonte.

“ Eu tenho uma filha de 21 meses de cabelos cacheados (os meus são lisos) ando apanhando muito para conseguir aprender a lidar com os cachinhos lindos dela, e minha maior preocupação é que ela goste e saiba cuidar do cabelo que ela tem, para que ele fique bonito do jeito que é.Andrea Fregnani, Belo Horizonte.



Para começar, eu sou filha de mãe de cabelo liso.  Minha sorte é que meu pai,que tem o cabelo crespo, tem 7 irmãs. Então desde pequena meu pai foi penteando o nosso cabelo( meu e da minha irmã), e minha mãe aprendeu com ele.

A primeira dica que eu dou a vocês, mamães, é  a base da ideia da monitoria: cabelos com estruturas diferentes têm belezas diferentes e precisam de cuidados e técnicas diferentes. Não adianta você pentear o cabelo do seu filho igual você faz com o seu, porque ele tem outro tipo de organização.

 O que me irrita nas  empresas de cosméticos é que elas criam os produtos, mas não ensinam técnicas diferentes de pentear.Cuidar de cabelos lisos é mais fácil  por serem o “modelo de beleza” atual. Então as técnicas para cuidar de cabelos lisos( ou para alisar cabelos) são amplamente divulgadas. Mas isso é assunto para outro post.

Então aqui vão algumas dicas práticas:

1)      lave os cabelos com shampoo e condicionador próprios para crianças e seguindo as orientações do fabricante. É comum que produtos para crianças façam menos espuma, há uma discussão sobre a presença de sulfatos nos shampoos, que seriam muito agressivos para o couro cabeludo das crianças. Não quero entrar nessa discussão agora, se vocês têm dúvidas quanto ao shampoo ou à frequência de lavagem, perguntem ao pediatra de seus filhos ou ao seu dermatologista, pois eles são as pessoas mais indicadas e mais confiáveis para sanar suas dúvidas.

2)  Depois do banho, com os cabelos ainda molhados, passe creme para pentear ( você vai sabendo a quantidade com o tempo). Eu já ouvi dizer que pentear os cabelos molhados quebra o cabelo. Pelas propriedades do cabelo, quando o fio está molhado, ele é menos resistente. PORÉM, quando os fios estão emaranhados, a força para desembaraçar eles secos é tão grande que você acaba partindo os fios. Por isso é melhor desembaraçá-los molhados, mas com muito cuidado para não quebrar os fios.

3)      Vá desembaraçando aos poucos,por mechas, começando pela ponta. Não meta o pente na raiz e tente descer até a ponta!!!! Passe mais creme ou molhe mais um pouco se for necessário. O segredo é paciência e carinho.

 4)      Depois que o cabelo está desembaraçado, é hora de fazer o penteado. E aqui vai da criatividade de cada um.  Eu não recomendo nenhum produto específico, porque não é meu objetivo falar sobre os produtos e sim sobre as técnicas. também há cabelos que se dão bem com uns produtos e outros não. E para secar, é só esperar mesmo, quando eu era pequena eu ficava com uma toalha nas costas durante um tempinho, até porque cabelos de criança secam muito rápido.


Estou fazendo uma seção com penteados para crianças, tanto para o  dia - a-dia quanto para festas, se vocês quiserem mandar fotos de seus filhos, eu posto aqui, contem também como vocês arrumam o cabelo  deles . Fiquem atentas que nos próximos dias teremos novidades!

Bjuss



Um comentário:

  1. Obrigada Penélope, estou adorando as dicas e já colocando em prática, quando tiver algum penteado bonitinho eu mando foto, mas ainda deixo o cabelo da Alice bem solto, amanhã ela vai cortar pela segunda vez, acho que o corte das pontinhas ajudam na hora de desembaraçar pois tira as pontas ressecadas, e tb matem o cabelo mais bonito, levo na miha cabeleireira que é excelente e sabe direitinho como cortar na medida certa,
    bjs

    ResponderExcluir