Os cabelos podem ser classificados quanto à:
Porosidade: é a capacidade de absorção do cabelo. Cabelos menos porosos(compactos) são mais impermeáveis, secam mais rápido e são mais resistentes à processos químicos. Por isso tem cabelos que chupam mais água, outros que demoram a secar, uns que precisam de mais tempo para que a tinta faça efeito .
Elasticidade: é a capacidade que os cabelos tem de esticar além do tamanho normal e voltar ao tamanho original. Se as cutículas estão abertas, o cabelo é menos elástico. Mas cuidado que cabelos crespos e cacheados têm um tamanho aparente que não corresponde ao tamanho real. Ela é medida a partir do tamanho real do fio. É a queratina que tem capacidade de distender-se e contrair-se quando há calor e umidade
Resistência: está ligado á força necessária para romper o fio de cabelo. Os cabelos podem ser fortes, médios ou fracos.
Textura: tem a ver com a grossura do cabelo, com o diâmetro do fio de cabelo. A quantidade de camadas na cutícula influencia, temos entre 4 e 25 camadas. Um cabelo mais grosso tende a ser mais resistente.
Densidade: é a quantidade de fios por cm². Não tem nada a ver com a textura.
Curvatura: liso, ondulado ou crespo.
Assim, um cabelo pode ser liso, poroso e denso; outro pode ser crespo, esparso e compacto, outro pode ser ondulado, forte e elástico.
Um bom cabeleireiro percebe as especificidades do cabelo de cada pessoa e por isso sabe o tempo certo de aplicação dos produtos. Por isso é muito importante procurar ajuda profissional para processos como tinturas e alisamentos.
aqui vão os links :
Lacan, Blog StudioRP, Belezain, Blog da Fernanda Souza, Cazza Hair( é um site que vende produtos, a informação está na "bula de um produto que eles vendem chamado Lotus Misuke)
Projeto voluntário para despertar, em mulheres, interesse em temas de Química e Física aplicados a cabelos. A falta de trabalhadoras( principalmente mulatas e negras) nas indústrias de cosméticos, na parte de produção e nos postos de gerência, faz com que tenhamos um péssimo tratamento para cabelos cacheados e crespos. Somos constantemente enganadas.Quero bater de frente com a indústria de cosméticos, para que eles comecem a demonstrar respeito por suas consumidoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário