Eu não sou aluna de Química
nem nada, então pra não falar besteira, vou colocar links de empresas de produtos para cabelos, sites de química, etc.
Acho muito bom esse da Lacan, uma marca de produtos para cabelos. Eu não faço propaganda de nenhum produto, não sou consumidora dessa marca. Mas a explicação deles está muito boa.
Acho muito bom esse da Lacan, uma marca de produtos para cabelos. Eu não faço propaganda de nenhum produto, não sou consumidora dessa marca. Mas a explicação deles está muito boa.
Coloco primeiro essa figura, que está disponível nesse site, para ficar mais fácil entender a explicação abaixo:
“COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA
O cabelo é composto por carbono heterogênico, oxigênio e
enxofre.
Todo cabelo é feito basicamente de proteínas, o tipo de proteína que forma o
cabelo humano é chamado de Queratina.
A queratina contém uma variedade de combinações de moléculas de aminoácidos
agrupadas em uma longa corrente. Os pêlos em nosso couro cabeludo, nas sobrancelhas e nos cílios são diferentes dos outros pêlos espalhados pelo corpo. O cabelo cresce de maneira saudável cerca de
A Cutícula É uma camada externa do cabelo composta de células de queratina uma sobrepondo a outra, proporciona proteção, flexibilidade, força e brilho. Por ser a camada externa permite isolar os mesmos agentes químicos e mecânicos. Age como uma capa protetora incolor translúcida, ela é hidrófila (gosta de água) e tem a capacidade de contrair-se, de expandir-se a medida que ganha ou perde água. Em cabelos finos e de cor clara pode haver somente quatro camadas de cutícula. Em cabelos grossos, ásperos e escuros pode haver até 25 camadas de cutículas firmemente comprimidas, a função da camada da cutícula é proteger o córtex de lesões e perdas de umidade. Para proporcionar qualquer transformação química temos que abrir a cutícula para ter acesso ao córtex.
Estrutura do fio do cabelo Há muitas estruturas compressas dentro do fio do cabelo que exerce muitas funções, abrangeremos as estruturas diretamente associadas com a ação de serviços químicos, o cabelo é composto por aproximadamente 65% de proteínas de queratina com o restante constituído de água. Carboidratos , lipídeos elementos minerais e vitaminas (forma a queratina) . O fio de cabelo pode ser dividido em três partes estruturais: a cutícula , córtex e medula.
Córtex E a parte interna do fio de cabelo, responsável pela resistência e força do cabelo, o córtex representa 90% da estrutura do fio de cabelo e é composto basicamente por queratina, contem as correntes de polipeptídios que são aminoácidos. É a camada intermediaria do cabelo e é de fato a parte mais forte e vital do cabelo saudável. Constitui aproximadamente 85% do peso total do cabelo e consiste de diversas fibras torcidas de proteínas de queratina que correm uma paralela a outra, é ai que se encontra os pigmentos naturais ou melanina do cabelo, é a melanina que da aos cabelos sua cor natural, formada no bulbo do cabelo pela combinação de enzimas e aminoácidos da corrente sanguínea. Conforme a melanina é formada ela viaja pelo bulbo, passa a ter queratina e depois se torna fisicamente parte do córtex, a cor então é refletida por meio da cutícula, que é translúcida. Quando o cabelo começa a perder a cor e fica grisalho se deve ao fato do corpo não produzir mais quantidade de aminoácidos para promover a produção de melanina. Conhecendo mais um pouco sobre a Melanina, é uma proteína que confere pigmentação à pele e aos cabelos dos mamíferos. Algumas pessoas são albinas, pois em seu organismo não existe a produção de melanina. A melanina é responsável pela cor da pele, dos olhos, dos pêlos humanos e atua também em outros animais. Porém, a cor da pele não depende apenas dos pigmentos da melanina, também do caroteno que se localiza no tecido adiposo subcutâneo, que tem a cor alaranjada. Além da melanina e do caroteno, os vasos sanguíneos também influenciam na cor da pele, pois quanto mais ligeiros e dilatados, mais a pele fica escura.
Quanto mais melanina a pessoa tiver em seu corpo, mais escura será a pele. Quanto menos melanina, mais clara a pele será. A melanina é considerada uma proteína. Ela é produzida pelas células que se localizam na camada basal da epiderme, denominadas de melanoblastos.
Existem dois tipos de melanina: - Eumelanina: onde predomina a cor castanhada ou preta. - Feomelanina: que constitui a cor vermelhada e amarelada.
As pessoas que tem a pele clara, geralmente têm grandes riscos de câncer de pele, isso porque há pouca produção de eumelanina em seu organismo. As células que produzem a melanina, além de dar pigmento à pele, também é responsável pela proteção da pele contra os raios ultravioleta. Ainda não se sabe como a melanina exerce influência sobre os raios ultravioleta
Queratina Proteína encontrada no cabelo nas unhas das mãos e dos pés. A queratina é uma proteína sólida. Como todas as outras proteínas, ela é composta por cadeias de aminoácidos unindo-se entre si por varias correntes peptídicas. São as fibras de queratina localizadas no córtex que dão ao cabelo resistência, consistência e elasticidade. Além da forma, a queratina não se reproduz, por não ser uma substância viva é muito elástica e flexível, sendo capaz de se alongar consideravelmente e retornando logo ao seu estado original. A queratina depende de várias substâncias nutritivas que são retiradas de alguns alimentos ingeridos por nós e, transportadas pelo sangue em forma de aminoácidos por uma pequena proeminência em baixo do bulbo chamada papila, é nela que estão contidas as cadeias responsáveis pela estrutura química do fio de cabelo com forma parecida de uma corda.
A estrutura básica da queratina é de aminoácidos, compostos que formam micro moléculas que constituem as unidades estruturais da queratina, estas unidades são cadeias fibrosas unidas entre si por ligações transversais chamadas de poliptídios, a estrutura básica contém cinco elementos: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre.
Medula É o coração do fio de cabelo. A substância medular é diferente das outras, a queratina em sua composição é bem mais flexível que no córtex ou na cutícula. É a camada central do fio de cabelo em cabelos extremamente escuros e grossos, a medula contém: melanina livre e flutuação variante. Junto com a proteína mole encontra-se fibrilas e espaço de ar, os espaços de ar parecem ocupar uma grande parte de medula sem nenhum efeito a não ser por esses fatos pouco se sabe sobre a medula.”
Retirado da seção "meu cabelo" do site da Lacan
Nenhum comentário:
Postar um comentário