segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mais do mesmo


Oi pessoal!

Antes de tudo, muito obrigada a todos que estão acessando e mandando dúvidas por email!!!! Eu vejo aqui que tem gente da Rússia, Alemanha, Colômbia, Estados Unidos acessando, além dos meus amigos que estão na Argentina, Chile e África do Sul.Peço a vocês que mandem contando sobre quais são suas preocupações com o cabelo quando vocês precisam viajar ( se vocês procuram antes saber se os produtos que vocês usam normalmente são encontrados no lugar para onde vocês vão, como vocês fazem para  manter alisamento ou tintura, preço de corte de cabelo, etc). Eu  pretendo fazer um post sobre cabelos em viagens, a trabalho ou a lazer.


Agora voltando às perguntas, muita gente ficou um pouco confusa com o título do jornal, sobre o curso de autoestima para cabelos encaracolados. Claro que a minha intenção é melhorar a autoestima, mas a monitoria( e não curso) é sobre cabelos em geral, lisos, crespos, cacheados, encaracolados, ondulados. É sobre como lavar, secar, arrumar, fases de crescimento, diferenças entre cabelos, técnicas de pentear.

Dou ênfase em cabelos cacheados e crespos  porque já existe muita informação  disponível para quem tem o cabelo liso ou para quem quer alisar o cabelo.
Já para crespos e cacheados há:

- Pouca informação, pois se estudam muito menos as técnicas para cachear cabelos em comparação a técnicas para alisar;

- Pouca divulgação da informação, pois as mídia e a sociedade em geral acham que todas querem ter o cabelo liso( ou que todas DEVEM ter);

- Quase nenhuma divulgação de técnicas específicas para pentear cacheados e crespos,
Por exemplo: ninguém sabe usar o bico difusor  e ele é uma mão na roda para quem tem cabelos cacheados e crespos. Mas nem as empresas de cremes de cabelo nem as que vendem os secadores nos ensinam a usar. E os cabeleireiros estão interessados em fazer escovinha, pois se eles nos ensinarem a ter o cabelo cacheado, vão perder muitas consumidoras que só  alisam o cabelo por não saber como manter cacheado.

- Desconhecimento sobre suas  consumidoras.? Eu  D-U-V-I-D-O que nos altos comandos das empresas existam mulheres com cabelos cacheados e crespos, por todo o problema racial no Brasil ( por anos negado).

- Desconhecimento do dia-a-dia das consumidoras, que é uma conseqüência da anterior. Esses dias eu li em um site de uma marca importantíssima brasileira que a dica para cabelos cacheados era: pentear o cabelo e esperar ele secar em um lugar sem vento. Tão querendo que a gente fique 5 horas trancadas dentro do quarto até o cabelo secar?

Isso é só para citar alguns pontos. Eu não sou contra chapinha, alisantes, nem nada. Acho que todo mundo tem direito de fazer o que quiser com o cabelo. Mas para eu fazer o que eu quiser, eu preciso ter informação suficiente sobre como é o meu cabelo e sobre como os produtos vão agir nele. Se eu aliso o meu cabelo porque eu não sei como manter ele cacheado, eu não estou fazendo o que eu quero.  O que eu quero é que todas nós tenhamos informações suficientes para ESCOLHER o tipo de cabelo que quiser. Eu tenho o direito de querer ser diferente. A função das empresas é tornar viável a minha vontade e não me obrigar a gostar do que eles tem para oferecer.



"Sempre mais do mesmo
Não era isso que você queria ouvir?
Bondade sua me explicar, com tanta determinação
Exatamente o que eu sinto, como penso e como sou
Eu realmente não sabia que eu pensava assim"
Legião Urbana - Mais do Mesmo


Eu, Maisa e Paula - Marcha das Vadias 2012 - Brasília.

Um comentário:

  1. Sua linda! =]
    Pelo direito de usar o nosso cabelo como escolhermos e desejarmos usar!

    ResponderExcluir